03/12/2008

Softwares Instrucionistas e Construcionistas

O Instrucionismo fundamenta-se no princípio de que a ação de ensinar é fortemente relacionada com a transmissão de informação (instrução) ao aluno. A melhoria do ensino, sob esta ótica, consiste em aperfeiçoar as técnicas de transmissão da informação. O computador começou a entrar neste contexto para auxiliar e incrementar o processo de comunicação.
O uso do computador como máquina de ensinar consiste na informatização dos métodos de ensino tradicionais. Alguém programa no computador uma série de informações e essas informações são passadas ao aluno na forma de um tutorial, exercício-e-prática ou jogo. Além disso, esses sistemas podem fazer perguntas e receber respostas no sentido de verificar se a informação foi retida. A tarefa de administrar o processo de ensino pode ser executada pelo computador, livrando o professor da tarefa de correção de provas e exercícios.
Como exemplo instrucionista, pode-se citar o power-point, quando usado apenas como fonte de informações em tópicos apresentados na tela de projeção, já que, neste caso, o objetivo não é despertar ou provocar uma análise reflexiva nos ouvintes, mas tão somente apresentar, transmitir um conteúdo por meio do software escolhido.
Já o Construcionismo o aprendizado é encarado como uma atitude ativa, onde o aluno constrói o próprio conhecimento que acontece quando o aluno constrói um objeto de seu interesse, como uma obra de arte, um relato de experiência ou um programa de computador. Nela o aluno, através de um software apropriado, aprende exercitando uma tarefa de "ensinar" o computador.
Um exemplo de software construcionista a ser citado é o Word que, apresentado na forma de uma página em branco, e sob a orientação do professor, servirá para a construção do conhecimento de cada aluno, a partir de sua reflexão sobre o assunto abordado e a individual produção de texto opinativo.

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