03/12/2008

Ferramentas de Autoria na Educação

Já existem inúmeros software no mercado que são largamente utilizados nos laboratórios de informática de escolas de ensino fundamental e médio.Um dos tipos de software educativo que tenta fugir à monotonia dos CAI’s são os jogos educativos computadorizados. Os jogos desempenham um papel importante no desenvolvimento da criança, representa esforço e conquista, uma necessidade vital, possibilita o equilíbrio entre o mundo interno e o externo, canalizando as energias das crianças e transformando em prazer suas angústias Os jogos educativos computadorizados são preferidos pelos alunos por despertar neles o interesse em "brincar", ou seja, o aluno "aprende brincando".
O desenvolvimento de software educativo é uma das áreas onde as ferramentas de autoria têm maior aplicação. Os jogos educativos computadorizados são elaborados para divertir os alunos e aumentar a chance de aprendizagem de conceitos, conteúdos e habilidades embutidas no jogo. Um jogo educativo pode propiciar ao aluno um ambiente de aprendizagem rico e complexo; estes ambientes são denominados "micromundos", porque fornecem um mundo imaginário a ser explorado e no qual os alunos podem aprender. Cabe à equipe de desenvolvimento de software educativo desenvolver jogos que sejam atrativos e ao mesmo tempo possuam um cunho educativo.
A ferramenta prevê a inclusão de um assistente para facilitar a elaboração de jogos mais "tradicionais", tais como palavras-cruzadas, jogo de memória, jogo de corrida, entre outros. Neste caso, a ferramenta indicará ao usuário a série de passos que deve ser seguida para elaborar o jogo. Como exemplo, pode-se citar a elaboração de um jogo de corrida. O objetivo do jogo é de que os jogadores, a partir de um ponto de partida, alcancem a chegada. Na elaboração deste jogo, o usuário poderá definir: o ponto de partida, o ponto de chegada, as imagens que comporão os "quadros" que constituem o caminho da corrida, as ações que devem ser disparadas quando o jogador atinge uma ou outra "casa" específica, a pontuação, os sons que devem ser incorporados ao jogo e, inclusive, perguntas e/ou explicações sobre um determinado conteúdo, servindo de passagem por uma "casa".Além disso, a ferramenta também prevê a configuração do ambiente do jogo, como por exemplo: cores, pontuação, número de jogadores, entre outros itens. Através da utilização do assistente ou utilizando a barra de ferramentas o usuário criará o seu próprio jogo. A barra de ferramentas deve conter todos os objetos que podem ser incorporados no jogo, tais como: desenhos de linhas e objetos geométricos, sons, imagens, vídeos, cores, textos, campos para palavras cruzadas, ícones, caminhos para jogos de corrida, cartas para jogos de memória, caixas de mensagem para fornecer informações ao jogador.

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