22/09/2008

Saiba como fazer o seu podcast

Apesar de algumas pessoas terem coleções enormes de música, que podem encher não apenas um mas vários iPods, a verdade é que, para muita gente, a capacidade de alguns modelos pode parecer exagerada. E algumas vezes você quer, simplesmente, escutar um bom programa contando as últimas novidades sobre música ou tecnologia enquanto vai para o trabalho ou está na academia malhando. É aí que entram os podcasts, programas de áudio, distribuídos em MP3, que podem ser baixados automaticamente com um programa como o iPodder (disponível para Mac e PC gratuitamente).

Em pouco tempo, você já estará fazendo download de seus programas sem problemas, e terá uma montanha de conteúdo disponível. Entre um podcast e outro, chegará um momento em que você começará a produzir seu próprio conteúdo e distribuir pela Internet, botando para fora o locutor que existe dentro de si. Apesar de ainda não existirem ferramentas disponíveis que transformem a gravação de um podcast em algo trivial, como colocar algo em um blog, a coisa não é tão complicada assim. Basta um computador com microfone, os programas certos, um pouco de espaço em um servidor para hospedar seu programa e muita imaginação.
Como a iPodmania não pode ajudar a incrementar sua imaginação, daremos uma força na parte técnica da criação de seu novo programa. A coisa mais importante a ser lembrada quando falamos em criar um podcast é que não existe maneira certa ou errada de se produzir os programas. O que há são maneiras que funcionam melhor para cada pessoa, de acordo com suas necessidades, equipamento disponível e conhecimentos de informática.

Nenhum comentário: