24/09/2008

O que é, como criar, editar, hospedar e publicar um podcast

Um podcast é como um programa de rádio, com a diferença de que não é ao vivo, mas pode ser ouvido a hora que se quiser, pois ele é um arquivo de áudio que se baixa no computador e é rodado a qualquer hora (não confundir com os webcasts, cujo princípio é o mesmo, porém com arquivos multimídia, ainda não são muito populares).
Os arquivos de áudio podem ser usados para variar a linguagem de um blog, por exemplo, conferindo-lhe caráter multimídia, humanizando a comunicação web, já que se escuta a voz do interlocutor, indo-se além das simples letrinhas na tela do PC.
Como fazerE você sabe como montar o seu próprio podcast? Antes de qualquer outra coisa, você precisa de um software para gravar a sua narração, entrevista ou o que quiser colocar no seu podcast (nem é necessário dizer que será preciso também um microfone, certo?).
Você pode usar esses programas também para editar aquilo que você gravou: cortar os erros, adicionar efeitos sonoros, colar uma trilha sonora de fundo, um clipe de abertura, por exemplo. O próprio Gravador de Som do Windows (Iniciar, Programas, Acessórios) pode servir; ele só não será muito eficiente para editar.
Aqui no site da PC World você encontra dois utilitários que além de gravar, vão dar uma boa ajuda na edição do conteúdo:
> Audacity - Disponível para Windows, Linux e Mac OS, o aplicativo em código aberto prima pela simplicidade: a interface traz a representação gráfica dos dois canais gravados e permite as mesmas edições de copiar & colar presentes em tantos outros softwares.
> mpTrim 2.13 - este levíssimo aplicativo oferecido pela empresa homônima (incríveis 214 kb) explica tanta simplicidade na interface, que junta botões e caixas com texto para edição sonora. De tão simples, o mpTrim se torna restritivo. Mas funciona muito bem para edições pontuais e na hora de selecionar trechos de uma canção que você quer usar para abrir sua narração no podcast.
Dica: Faça um roteiro do seu podcast e o tenha em mãos para não se perder na hora de gravar. Cada software tem sua maneira de funcionar, mas em geral, os comandos para iniciar a gravação são bastante simples e intuitivos.
Uma das opções ao gravar, dependendo do software que estiver usando, pode ser a qualidade da gravação.
Lembre-se: é claro que um material com qualidade de 128k será melhor, mas você também deve pensar no tamanho do arquivo que vai gerar e na facilidade dos ouvintes em baixarem o podcast.
Depois de gravado e eventualmente editado, você deve salvar o arquivo – na maioria dos casos, o documento é criado no formato MP3, ou em outro formato como WMA e WAV.
O formato MP3, por ser mais compacto e quase todo mundo poder rodá-lo com mais facilidade, é o mais indicado. Procure dar um nome sugestivo ao arquivo, de maneira que ele seja identificável para a pessoa que for baixá-lo. Vai produzir uma série? Por que não nomear seus podcasts de modo a informar isso ao ouvinte?
Mais destaques da PC World:> Baixe e converta vídeos do Youtube facilmente> O que fazer ser o PC não consegue 'enxergar' toda memória RAM > Mantenha os alertas de sergurança do Vista sob controle
Da mesma forma, é interessante editar a TAG do MP3 criado. Clique com o botão direito sobre o documento e vá em Propriedades, Resumo, Avançado. Nesse campo digite informações que você julgar importantes sobre o podcast. Acredite: esse pequeno detalhe vai ajudará seu programa a ficar mais ‘achável’ por quem fizer uma busca com esses detalhamentos.
Fique conhecido ou seja encontradoOk. Seu podcast está editado e pronto para ser distribuído. Mas onde? Tornar seu trabalho público, ou seja, disponibilizá-lo na internet, é fundamental para que ele possa ser ouvido pelo maior número de pessoas.
Via de regra, os podcasts são conteúdos complementares, linkados em sites de notícias, blogs, páginas pessoais de sites de relacionamentos e redes sociais. Quando se tem algum veículo como esse, é mais fácil fazer com que o público dessas mídias consigam chegar até o podcast.
Além disso, esses sites servem como um suporte para comentários, discussões e repercussões sobre o próprio programa escutado. Ou seja, não se esqueça dos fundamentos do conceito 2.0 - colaboração e interatividade.
Muitos serviços de blogs oferecem até espaço de armazenamento e ferramentas para você fazer upload do arquivo em MP3. Assim, você disponibiliza o podcast em um link, como se fosse um post, e deixa que as pessoas comentem o que acharam.
Caso você não tenha um blog ou alguma outra página pessoal para divulgar seu podcast, pode hospedá-lo em sites de armazenamento comuns, como o RapidShare ou o FileFactory. Depois de fazer o upload, é só mandar o link ou publicá-lo em seu blog para quem quiser escutar seu programa.
Há também sites especializados em publicação de podcasts, onde você pode deixar o seu. Experimente, por exemplo, o www.ipodder.org, o www.podcast411.com, ou o www.feedzie.com.
DivulgaçãoDepois de pronto e hospedado, você pode adotar estratégias de divulgação de seu podcast. Um método bastante freqüente têm sido os feeds de RSS, principalmente quando se trata de blogs. Os assinantes do feed do seu blog são alertados sempre que há atualização - podcasts inclusive.
Para quem não sabe criar o vínculo de RSS manualmente, existe uma boa ferramenta, o FeedBurner. É só digitar o endereço do seu site na caixa de endereço e dar um nome a esse feed.
Alternativamente, existem serviços online de divulgação para podcasts, como o PodCastingNews, em inglês, e os brasileiros www.brasilpodcast.com.br, www.eupodo.com.br, em português.
Neles, você se cadastra e informa do que se trata o seu podcast. Esses serviços são eficientes, pois são freqüentados por diversos outros produtores e ouvintes desses programas

fonte: http://pcworld.uol.com.br/dicas/2008/04/09/o-que-e-como-criar-editar-hospedar-e-publicar-um-podcast/

Nenhum comentário: