24/09/2008

Festas Turma de Biologia FGU

Humor - Salto na Tijela

Novos desafios na educação e a contribuição da internet nessa formação

Novos desafios na educação

a Internet na educação presencial e virtual

José Manuel Moran

Com a chegada da Internet defrontamos-nos com novas possibilidades, desafios e incertezas no processo de ensino-aprendizagem. Como aprender com tecnologias que vão se tornando cada vez mais sofisticadas, mais desafiadoras? Ensinar é gerenciar a seleção e organização da informação para transformá-la em conhecimento e sabedoria, em um contexto rico de comunicação. Não podemos ver a Internet como solução mágica para modificar profundamente a relação pedagógica, mas ela pode facilitar como nunca antes, a pesquisa individual e grupal, o intercâmbio de professores com professores, de alunos com alunos, de professores com alunos. A Internet propicia a troca de experiências, de dúvidas, de materiais, as trocas pessoais, tanto de quem está perto como longe geograficamente. A Internet pode ajudar o professor a preparar melhor a sua aula, a ampliar as formas de lecionar, a modificar o processo de avaliação e de comunicação com o aluno e com os seus colegas.

fonte: http://www.eca.usp.br/prof/moran/novos.htm

Impacto e Uso da Tecnologia na Educação Escolar



Janeiro de 2001

Um breve retrospecto do desenvolvimento da tecnologia da informação, permite distinguir pelo menos dois momentos importantes. Esses dois momentos se sobrepõem e ainda estão plenamente vigentes. Um deles é o que se inicia com o advento do computador e tem seu ponto mais alto no aparecimento do PC – personal computer – cujo aperfeiçoamento ainda está longe de ser concluído. O segundo começa com as primeiras redes de comunicação que utilizam computadores conectados a um servidor central e desenvolve-se até o ponto atual da www – world wide web – rede mundial de computadores.
Na primeira fase há um aumento espantoso na rapidez e exatidão com que a informação passa a ser processada, armazenada e editada. Mas o paradigma da produção do conhecimento permanece intocado e principalmente a possibilidade de negociação do significado do conhecimento ainda tem de fazer-se pelas formas tradicionais de interação das quais o telefone e o fax são as mais desenvolvidas.
O segundo momento trouxe uma mudança epistemológica significativa. É a partir da rede mundial de computadores que se dá uma transformação, ainda em seu início, na maneira como o conhecimento é produzido, organizado, compartilhado e disseminado. Essa transformação decorre dos recursos que se tornaram disponíveis quando o desenvolvimento da tecnologia da informação viabilizou a rede mundial de computadores. Entre eles destacam-se:(a) ir além do seu próprio arquivo ou banco de dados e conectar-se com outras formas ou lugares de armazenamento de dados e informações;(b) mandar e receber informações e interagir por via eletrônica;(c) cruzar, relacionar, comparar, verificar, desmembrar, separar, reunir, referenciar, indexar, analisar e testar a procedência da análise, extrapolar e simular a extrapolação, e outras operações intelectuais que se tornam mais rápidas e principalmente possíveis de serem validadas em tempo real;(d) apresentar para um grande número de interlocutores relevantes o resultado desse trabalho e receber comentários, avaliações, sugestões em tempo real. Esses dois momentos corresponderam a desafios diferentes dentro da escola. Primeiro foi o de introduzir o computador como uma ferramenta tecnologicamente mais avançada para fazer mais e melhor do mesmo: calcular, fazer tabelas, escrever, descrever, apresentar, representar. Para esse tipo de uso não era necessário repensar o currículo. Nesse mesmo período os primeiros softwares educativos já permitiam vislumbrar o potencial que a nova ferramenta tinha para orientar atividades que envolvem a construção de conhecimentos novos a partir de hipóteses ou de dados existentes. No entanto os softwares têm vida limitada, esgotam-se a partir de um tempo de uso, precisam de substituição e renovação e, principalmente, admitem nenhuma interação ou um pouco dela de modo simulado.
O potencial acenado nos softwares educativos multiplica-se quase ao infinito com o advento da rede mundial de computadores:(a) o percurso do estudante para construir conhecimento pode incluir todo tipo de conteúdo existente na rede desde que alguém oriente e demarque esse percurso;(b) a construção do conhecimento já não precisa limitar-se a seqüências lineares, ela pode ter uma configuração em rede;(c) a possibilidade de compartilhar significados com os colegas é potencializada e a interação com o professor presencial ou virtualmente é potencializada.
O uso inteligente de um instrumento dessa natureza requer mudanças no núcleo duro do processo de ensino aprendizagem – o currículo – que por sua vez vão acarretar mudanças na organização escola e da sala de aula.
Tradicionalmente organizado em disciplinas rígidas e seriado de modo hierárquico, o currículo que até hoje trabalhamos não é compatível a aprendizagem em rede que a rede mundial de computadores viabiliza. É preciso repensá-lo não apenas no plano da proposta ou projeto curricular como no plano do ensino e da aprendizagem, também chamado de currículo em ação:(a) as disciplinas serão forçadas a se expandir, fronteirizando-se com outras disciplinas do currículo ou com outros campos do conhecimento que até hoje não foram cogitados como objeto de ensino; o(b) os alunos deverão envolver-se mais em projetos de estudo, projetos de trabalho, projetos de execução ou de produção, cujos temas, objetos de trabalho, ou resultados requeiram o concurso de diferentes disciplinas;(c) os professores terão que orientar a busca e construção do conhecimento, a análise do disponível, o cotejamento dos pontos de vista e todos os atos sociais e cognitivos que contribuem para construir significados, valores e disposições de conduta.
Neste ponto introduz-se a freqüente pergunta: o professor está preparado para esse novo paradigma curricular? A resposta é: provavelmente não. Mas o importante são as razões do despreparo do professor não a sua constatação. Dependendo da explicação que se tenha para a defasagem entre professor e demandas educacionais da sociedade do conhecimento, a solução para superá-la será diferente.
O pressuposto deste trabalho é o de que o despreparo da escola e sobretudo do professor se dá em razão da falta de domínio dos objetos sociais do conhecimento que constituem o conteúdo do ensino e das formas de transposição didática desse conteúdo.
Ao destacar a debilidade da formação conteudística e didática do professor esta abordagem distingue-se daquelas que explicam a defasagem do ensino diante das novas tecnologias, pela ausência de conhecimento, familiaridade e domínio das próprias tecnologias. Para essas abordagens, a solução seria treinar o professor no uso das tecnologias.
Ao contrário, nossa abordagem aponta que a solução é ampliar e aprofundar os conhecimentos do professor tanto dos objetos de ensino como dos métodos. Trata-se assim de usar as novas tecnologias para formar o professor em contraste com outras iniciativas que se propõem formar o professor para o uso das novas tecnologias.
Explicando melhor esse pressuposto de trabalho que é básico: o despreparo do professor para enfrentar os desafios de ensinar e aprender num mundo congestionado de informações, onde o acesso ao conhecimento vai se tornando mais fácil, rápido e prazeroso, não decorre de sua pouca familiaridade com o computador. Decorre de sua fragilidade profissional, sua formação de base que foi aligeirada e de má qualidade, sua cultura geral que é restrita, sua falta de oportunidade para desenvolver a sensibilidade para problemas e tendências da vida contemporânea.
Dito pelo lado positivo, um professor que teve oportunidade de construir conhecimentos sólidos sobre sua área de especialidade e como ensiná-la, que possui uma cultura geral ampla e diversificada e uma auto-estima profissional pautada no sucesso, terá facilidade de atender às demandas educacionais de seus alunos ainda que estes estejam conectados permanentemente e que ele, professor, nunca tenha ligado um computador. E, mais ainda, esse professor aprenderá mais rápida e construtivamente a lidar com novas tecnologias.
Trata-se portanto de utilizar ao máximo as novas tecnologias da informação para melhorar a formação dos professores, criando oportunidades para que eles aprendam a aprender utilizando conhecimentos de sua área de especialidade: vivam a experiência de construir conhecimento e organizá-lo de modo inovador, expandindo as fronteira disciplinares; estabeleçam relações de aprendizagem colaborada; adquiram hábitos de acessar, processar, arquivar e organizar dados. E mobilizem esses saberes em situações práticas de ensino e aprendizagem nas suas respectivas áreas de conhecimento. Ao colocar as tecnologias da informação a serviço da melhoria da qualidade da formação do professor, essa abordagem metodológica está também preparando o professor para usar as novas tecnologias com seus alunos, em contextos nos quais essas tecnologias estejam disponíveis.

O que é, como criar, editar, hospedar e publicar um podcast

Um podcast é como um programa de rádio, com a diferença de que não é ao vivo, mas pode ser ouvido a hora que se quiser, pois ele é um arquivo de áudio que se baixa no computador e é rodado a qualquer hora (não confundir com os webcasts, cujo princípio é o mesmo, porém com arquivos multimídia, ainda não são muito populares).
Os arquivos de áudio podem ser usados para variar a linguagem de um blog, por exemplo, conferindo-lhe caráter multimídia, humanizando a comunicação web, já que se escuta a voz do interlocutor, indo-se além das simples letrinhas na tela do PC.
Como fazerE você sabe como montar o seu próprio podcast? Antes de qualquer outra coisa, você precisa de um software para gravar a sua narração, entrevista ou o que quiser colocar no seu podcast (nem é necessário dizer que será preciso também um microfone, certo?).
Você pode usar esses programas também para editar aquilo que você gravou: cortar os erros, adicionar efeitos sonoros, colar uma trilha sonora de fundo, um clipe de abertura, por exemplo. O próprio Gravador de Som do Windows (Iniciar, Programas, Acessórios) pode servir; ele só não será muito eficiente para editar.
Aqui no site da PC World você encontra dois utilitários que além de gravar, vão dar uma boa ajuda na edição do conteúdo:
> Audacity - Disponível para Windows, Linux e Mac OS, o aplicativo em código aberto prima pela simplicidade: a interface traz a representação gráfica dos dois canais gravados e permite as mesmas edições de copiar & colar presentes em tantos outros softwares.
> mpTrim 2.13 - este levíssimo aplicativo oferecido pela empresa homônima (incríveis 214 kb) explica tanta simplicidade na interface, que junta botões e caixas com texto para edição sonora. De tão simples, o mpTrim se torna restritivo. Mas funciona muito bem para edições pontuais e na hora de selecionar trechos de uma canção que você quer usar para abrir sua narração no podcast.
Dica: Faça um roteiro do seu podcast e o tenha em mãos para não se perder na hora de gravar. Cada software tem sua maneira de funcionar, mas em geral, os comandos para iniciar a gravação são bastante simples e intuitivos.
Uma das opções ao gravar, dependendo do software que estiver usando, pode ser a qualidade da gravação.
Lembre-se: é claro que um material com qualidade de 128k será melhor, mas você também deve pensar no tamanho do arquivo que vai gerar e na facilidade dos ouvintes em baixarem o podcast.
Depois de gravado e eventualmente editado, você deve salvar o arquivo – na maioria dos casos, o documento é criado no formato MP3, ou em outro formato como WMA e WAV.
O formato MP3, por ser mais compacto e quase todo mundo poder rodá-lo com mais facilidade, é o mais indicado. Procure dar um nome sugestivo ao arquivo, de maneira que ele seja identificável para a pessoa que for baixá-lo. Vai produzir uma série? Por que não nomear seus podcasts de modo a informar isso ao ouvinte?
Mais destaques da PC World:> Baixe e converta vídeos do Youtube facilmente> O que fazer ser o PC não consegue 'enxergar' toda memória RAM > Mantenha os alertas de sergurança do Vista sob controle
Da mesma forma, é interessante editar a TAG do MP3 criado. Clique com o botão direito sobre o documento e vá em Propriedades, Resumo, Avançado. Nesse campo digite informações que você julgar importantes sobre o podcast. Acredite: esse pequeno detalhe vai ajudará seu programa a ficar mais ‘achável’ por quem fizer uma busca com esses detalhamentos.
Fique conhecido ou seja encontradoOk. Seu podcast está editado e pronto para ser distribuído. Mas onde? Tornar seu trabalho público, ou seja, disponibilizá-lo na internet, é fundamental para que ele possa ser ouvido pelo maior número de pessoas.
Via de regra, os podcasts são conteúdos complementares, linkados em sites de notícias, blogs, páginas pessoais de sites de relacionamentos e redes sociais. Quando se tem algum veículo como esse, é mais fácil fazer com que o público dessas mídias consigam chegar até o podcast.
Além disso, esses sites servem como um suporte para comentários, discussões e repercussões sobre o próprio programa escutado. Ou seja, não se esqueça dos fundamentos do conceito 2.0 - colaboração e interatividade.
Muitos serviços de blogs oferecem até espaço de armazenamento e ferramentas para você fazer upload do arquivo em MP3. Assim, você disponibiliza o podcast em um link, como se fosse um post, e deixa que as pessoas comentem o que acharam.
Caso você não tenha um blog ou alguma outra página pessoal para divulgar seu podcast, pode hospedá-lo em sites de armazenamento comuns, como o RapidShare ou o FileFactory. Depois de fazer o upload, é só mandar o link ou publicá-lo em seu blog para quem quiser escutar seu programa.
Há também sites especializados em publicação de podcasts, onde você pode deixar o seu. Experimente, por exemplo, o www.ipodder.org, o www.podcast411.com, ou o www.feedzie.com.
DivulgaçãoDepois de pronto e hospedado, você pode adotar estratégias de divulgação de seu podcast. Um método bastante freqüente têm sido os feeds de RSS, principalmente quando se trata de blogs. Os assinantes do feed do seu blog são alertados sempre que há atualização - podcasts inclusive.
Para quem não sabe criar o vínculo de RSS manualmente, existe uma boa ferramenta, o FeedBurner. É só digitar o endereço do seu site na caixa de endereço e dar um nome a esse feed.
Alternativamente, existem serviços online de divulgação para podcasts, como o PodCastingNews, em inglês, e os brasileiros www.brasilpodcast.com.br, www.eupodo.com.br, em português.
Neles, você se cadastra e informa do que se trata o seu podcast. Esses serviços são eficientes, pois são freqüentados por diversos outros produtores e ouvintes desses programas

fonte: http://pcworld.uol.com.br/dicas/2008/04/09/o-que-e-como-criar-editar-hospedar-e-publicar-um-podcast/

PodCaster - Daiara Caroline

Podcast disponivel para download links 4shared

versão 01:
http://www.4shared.com/file/64301068/573959e/Pod_Cast_-_Daiara_Caroline.html

versão 02:
http://www.4shared.com/file/64301140/385c1519/Pod_Cast_2_-_Daiara_Caroline.html

22/09/2008

Residencial Amazônia Place

Viagem Cultural a Curitiba


Tucano - Ave da Fauna Brasileira


Saiba como fazer o seu podcast

Apesar de algumas pessoas terem coleções enormes de música, que podem encher não apenas um mas vários iPods, a verdade é que, para muita gente, a capacidade de alguns modelos pode parecer exagerada. E algumas vezes você quer, simplesmente, escutar um bom programa contando as últimas novidades sobre música ou tecnologia enquanto vai para o trabalho ou está na academia malhando. É aí que entram os podcasts, programas de áudio, distribuídos em MP3, que podem ser baixados automaticamente com um programa como o iPodder (disponível para Mac e PC gratuitamente).

Em pouco tempo, você já estará fazendo download de seus programas sem problemas, e terá uma montanha de conteúdo disponível. Entre um podcast e outro, chegará um momento em que você começará a produzir seu próprio conteúdo e distribuir pela Internet, botando para fora o locutor que existe dentro de si. Apesar de ainda não existirem ferramentas disponíveis que transformem a gravação de um podcast em algo trivial, como colocar algo em um blog, a coisa não é tão complicada assim. Basta um computador com microfone, os programas certos, um pouco de espaço em um servidor para hospedar seu programa e muita imaginação.
Como a iPodmania não pode ajudar a incrementar sua imaginação, daremos uma força na parte técnica da criação de seu novo programa. A coisa mais importante a ser lembrada quando falamos em criar um podcast é que não existe maneira certa ou errada de se produzir os programas. O que há são maneiras que funcionam melhor para cada pessoa, de acordo com suas necessidades, equipamento disponível e conhecimentos de informática.

08/09/2008

Uso do computador na escola

01) Você acredita que o uso do computador facilita ou dificulta o aprendizado dos alunos? porque

R: o computador no aprendizado touxe os alunos varia formas, o uso é positivo , facilitou e aumentou o fonte de pesquisa .
negativa a internet traz trabalhos prontos e alguns alunos que tem pesquisar e só copiam.

02) com o computador tem auxiliado no seu aprendizado?
r: Tem auxiliado de forma positiva, pois há muitas fontes de infomações coisa que perder muito tempo em livros e em segundos se acha no computador atarvés de uma pesquisa....

03) Como você acha que o computador pode ser usado no ensino da biologia?
r: como um meio mais viavel de se atualizar fazer trabalhos, conhecer o novo e principalmente em recursos visuais.

Tutorial Audacity

Audacity é um software livre de edição digital de áudio. O código fonte do Audacity está sob a licença GNU General Public License. A sua interface gráfica foi produzida utilizando-se de bibliotecas do wxWidgets.
O Audacity é muito popular entre os podcasters pela sua grande disponibilidade em múltiplas plataformas, suporte e o preço: gratuito.

Alguns dos recursos do Audacity incluem:
Importação e exportação em formato WAV, MP3 (via LAME, copiado separadamente), Ogg Vorbis, e outros
Gravação e reprodução de sons
Edição simplificada com Cortar, Copiar, Colar e Apagar
Desfazer ilimitados para qualquer passo
Mixagem em múltiplas faixas
Efeitos digitais de som e mais plug-ins de efeitos (Pode-se criar novos plug-ins com a linguagem Nyquist)
Edição de amplitude sonora em formato envelope
Remoção de ruídos
Suporte para modo multicanal com taxa de amostragem de até 96kHz e 24 bits por amostra
A habilidade de alterar a velocidade do som, sem alterar sua altura, para sincronização perfeita com vídeo (em dublagens)
Facilidade de uso.
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=audacity&meta=

WebCast, Podcast

Webcast é a transmissão ao vivo utilizando a internet por meio da tecnologia streaming para distribuir o sinal de áudio e vídeo em fluxo constinuo de informação! As primeiras transmissões ao vivo streaming ocorreram no ano de 1988 utilizando a tecnologia Shoutcast com base no MP3 comprimido a 128kbps porém, como a Internet ainda não era capaz de suportar transmissões de elevada velocidade, o projeto foi engavetado. Hoje com novas tecnologias, codecs, servidores e redes dedicadas para streaming media abre-se um grande leque de possibilidades e a tecnologia vem para integrar as possibilidades da Internet, TV e Telefone em ferramentas poderosas e versáteis. Imagine-se podendo interagir em áudio e vídeo com pessoas de outros Estados e Países, sem delay e em alta qualidade e resolução de imagem, podendo também apresentar e compartilhar arquivos, promover enquetes, compartilhar seu desktop! Com a grande ascensão e a melhora da qualidade da banda larga, quase não existem limites para todas as possibilidades multimídia que este tipo de solução oferece. A CorpTV Soluções Streaming Media é a empresa Brasileira que mais cresce no setor e pode tornar possível qualquer necessidade em comunicação de sua empresa!